28 de setembro de 2011

DESARMONIA - SALÁRIO DE GUARDA JUDICIÁRIO É TENTAÇÃO PARA PMs

INFORME ESPECIAL | EDITORIA DE GERAL - ZERO HORA 26/09/2011

Em tempos em que PMs queimam pneus para pleitear aumento, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul anuncia concurso para Guarda de Segurança que soa como convite. O salário é de R$ 2.617,31 (praticamente o dobro do básico para PMs), além de gratificação de risco de vida de R$ 916.
Os candidatos às 47 vagas devem ter Ensino Médio, o mesmo grau de instrução exigido aos futuros brigadianos. Muitos PMs devem tentar a sorte para trocar o patrulhamento das ruas pela guarda de corredores climatizados de fóruns.

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Apesar da constituição federal pregar a harmonia entre os Poderes e proibir o pagamento de vencimentos superiores aos pagos pelo Poder Executivo (art. 37, inciso XII), o Poder Judiciário acena com o dobro para o cargo de Guarda do Judiciário. Este fato mais os salários que são pagos aos policiais legislativos no Congresso são demonstração da desarmonia salarial existente entre os Poderes de Estado na República do Brasil. A Brigada Militar perderá bons profissionais do quadro, assim como vem perdendo ótimos e competentes Oficiais.

"Se nem a justiça respeita a lei o que esperar do povo e dos bandidos?"

Por: Jorge Bengochea


Edital Disponível em..::
Reflexão...::


"Se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder."
(Abraham H. Maslow)
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
"Caça ao umbigo"

Parábola?? Estória?? ou Mera  Coincidência com Fatos Recentes...

Por: Oscar Bessi

O umbigo é uma cicatriz. Está no dicionário. E cicatriz é a marca deixada por uma ferida. Também está lá, no dicionário. Pode conferir. Talvez, por isso, tenha se espalhado o boato de que Deus anda repensando a sua criação mais complexa. E, caso o mundo acabe mesmo em 2012 e tenha que fazer tudo de novo, repetirá o homem como a sua imagem e semelhança. É. Mas sem umbigo.

O ser humano perde o foco por causa do umbigo. Impressionante. Deturpa a visão. Puxa para si, como um ímã. Depois que se acostuma a olhar para o próprio umbigo, o sujeito não quer enxergar mais nada. Não quer saber de coisa nenhuma. Só do umbigo. Ele é a fonte de todas as razões, de uma moral aparentemente incompreensível para os demais, de uma nova ética. Esconde em si todas as justificativas. Em nome do umbigo, se desacredita, se desnorteia, se descarrila. Se faz e desfaz, se refaz o malfeito. Bem-feito.

Perguntaram-me se eu considerava este ou aquele grupo culpado pela história de corrupções que nunca muda. Ou pelo descaso com saúde, educação, segurança pública e todo o elenco de garantias fundamentais do cidadão. Respondi, foram os umbigos. A concepção de Estado para administrar o todo é boa. As corporações públicas são boas. Os servidores públicos são bons. Os umbigos é que atrapalham.

Em que momento um policial passou a valer pouco para seus governos? No dia em que um deles, ou um grupo deles, perdeu o foco. E passou a vislumbrar apenas o seu umbigo. Aí, se perdeu o valor coletivo. A força institucional. O poder de transformação e posicionamento. Que quando o homem se perde no seu próprio umbigo, vende seu passe mais barato. Nem lembra mais que existem outros. E outros umbigos surgem. E se chocam. Aí, as novas feridas se abrem, coletivas. Bem mais difíceis de cicatrizar.

Talvez esteja aí uma boa saída para a recuperação da dignidade por parte das corporações policiais. Caça aos umbigos. Agora. Já. Sem umbigo para olhar, os humanos voltarão a pensar no coletivo. É isso. Decretem os umbigos foragidos. E prendam-nos! Mas, cuidado, eles se escondem muito bem. E ainda seduzem.

Fonte: Jornal | CORREIO DO POVO | Ano 116 nº 360 | Polícia | 25 de Setembro de 2011.
“Queimando pneus” 

Por: Flávio Tavares *

Relembramos o passado não para chorar ou sorrir, mas para entender o que somos e o que viremos a ser. O passado é um exercício de futurologia, não uma anedota de coisa morta com sabor a champanhota. Assim, hoje me atenho a dois fatos.

Um de 50 anos: o comportamento dos soldados da Brigada Militar no Movimento da Legalidade, em 1961.

Outro...

Vivi as entranhas de ambas as situações e relembro acontecimentos que podem ser alerta ou ensinamento às coisas de agora.

No fim de agosto de 1961, quando o Batalhão de Operações da Brigada Militar ia partir para Torres para defender o Rio Grande de um ataque dos fuzileiros da Marinha, o capitão Heraclides Tarragó reuniu a tropa e expôs o perigo da situação.

Disse:

– Caso ataquem nosso Estado, nossa missão será de guerra. Missão perigosa que ninguém está obrigado a cumprir. Oxalá nossas autoridades consigam manter a paz e a ordem na República. Se não for possível, talvez tenhamos que derramar nosso sangue numa guerra civil. Por isto, quem não quiser seguir pode sair de forma. Alguns têm família numerosa e outros compromissos e não estão forçados a nada. Enquanto não houver luta que obrigue ao cumprimento do dever, o comando da Brigada não tomará nenhuma medida contra aqueles que não quiserem ir.

Chovia e fazia frio e só isto já predispunha a não partir, mas ninguém “saiu de forma”. Os brigadianos deram o grande exemplo de abnegação na Legalidade. Ganhavam pouco, mas dignamente. Seus chefes lhes transmitiam a visão de que “serviam à sociedade” e isto era a remuneração maior.

Hoje tratados como párias pelo Estado, os soldados da Brigada têm de queimar pneus para que o governo os ouça. Na fumaça nauseabunda, o protesto é também nosso pelo descaso dispensado a esses homens a quem recorremos nos momentos de perigo.

Nesses ...

*Jornalista e escritor

Fonte: Zero Hora | N° 16836 | 25 de setembro de 2011

27 de setembro de 2011

Projeto de Lei 318/2011 - Reajuste Salarial BM

Com o "aval" do Sr Presidente Leonel Lucas e as demais Entidades da ABAMF...
Devem estar rindo à toa...

24 de setembro de 2011

Notas nos Jornais da Região....

* Correio Semanal (Santo Cristo-Santa Rosa/RS) - Sexta-feira, 16 de Setembro de 2011 - pág 2:

* Tribuna Livre (Santo Cristo/RS) - Sexta-feira, 16 de Setembro de 2011 - pág 19:

Proposta de recuperação - Já anunciada...

Estava bem claro, talvez nem todos acreditaram...
- Proposta de Valorização!!!!!!!!!!!

- Diálogo consciente de recuperação?????????

- Reajuste da Etapa Alimentação!!!!!! Mas e o que é descontado no contra-cheque??????????

- Matriz Salarial!!!!!!!!! Utopia.....

- Quem AFRONTA A SOCIEDADE????????????

- Piada:  "..., o compromisso em afirmar a autoestima de todos os servidores da Brigada Militar, ..."

- AMEAÇA:
Fonte: Zero Hora - Domingo, 18 de Setembro de 2011.

Mr. Tarso "Coperfield" - O Ilusionista...

Não inventamos nada...
Simplesmente acreditamos...

Talvez ao Senhor Governador deveríamos tê-lo lembrado de suas próprias promessas de campanha.... 

Vejam quando TARSO, ainda candidato, prometeu incorporar o bolsa formação no BÁSICO dos Policiais Militares do Rio Grande do Sul.



23 de setembro de 2011

Palavras do Presidente...

Irmãos de farda...

Gostaria de parabenizar a todos os valorosos colegas  que  nos  acompanharam  até  Porto  Alegre  na manifestação em frente ao Palácio Piratini na luta pela DIGNIDADE SALARIAL, pois mostraram coragem e verdadeira dedicação a causa brigadiana, tenho muito orgulho de vocês, se todos os brigadianos assim procedessem  nossa realidade salarial e condição de trabalho seriam bem melhores.

Meu especial agradecimento ao comando do 4° BPAF, ao comandante do POE e a seus nobres integrantes, os quais assumiram a escala de serviço, tornando possível a presença de muitos colegas na manifestação. Agradeço também aqueles colegas que por algum motivo não puderam se fazer presentes de corpo no ato, mas estavam lá de ALMA.

Não poderia deixar de agradecer a nossa DIRETORIA que tem feito grandiosos esforços para melhorar a relação com nossos associados, nos últimos dias tenho recebido varias manifestações de apoio, sejam estas feitas pessoalmente, por email, mensagens e telefonemas, fato este que nos deixa muito satisfeitos. Mas uma das cenas que mais me impressionou, foi durante a nossa viagem a POA ver que num mesmo ônibus estavam presentes varias gerações de POLICIAIS MILITARES, os colegas da reserva, os veteranos da ativa, o colegas que já estão há algum tempo na corporação e os mais novos, todos trocando experiências, expondo suas expectativas, contando histórias...

Haviam colegas do POLOST (Santa Rosa, Santo Cristo e Alecrim), da BPRV, do POLICIAMENTO AMBIEANTAL, da Sede do CRPO e da RESERVA REMUNERADA, mostrando a união e capacidade de mobilização que temos na ABPBM para lutarmos pelas causas coletivas,  é a participação dos sócios que faz uma associação forte, obrigado pelo exemplo e verdadeira aula de cidadania que vocês deram, nossa luta está apenas começando, forte abraço a todos.

Att,

Hercules Peres Bloedow
Presidente ABPBM-SR

22 de setembro de 2011

A ABAMF, como em 1997, mostra qual a sua verdadeira face...




Ato Público - Mudanças da Proposta Salarial da Categoria...

ABPBM-SR no Ato Público em frente ao Palácio Piratini, reivindicação de mudanças da proposta salarial da categoria...






























19 de setembro de 2011

CONVOCAMOS A TODOS OS PMS E FAMILIARES

A FERPMBM-RS FEDERAÇÃO DAS ENTIDADES INDEPENDENTES REPRESENTADA POR 22 ENTIDADES CONVOCA A TODOS OS POLICIAIS MILITARES E SEUS FAMILIARES PARA UM ATO PÚBLICO DIA 21 DE SETEMBRO AS 09:00HS NA PRAÇA DA MATRIZ EM PORTO ALEGRE.

SE VOCÊ CONCORDA QUE A ABAMF NÃO REPRESENTA TODOS NOS COMPAREÇA!

O INTERIOR ESTÁ INDO COM VÁRIOS ÔNIBUS PARA QUE NOSSA VOZ TAMBÉM SEJA OUVIDA.

A HORA É ESSA, FAÇA A SUA PARTE, UNIDOS SOMOS FORTES!

Nobres colegas, em reunião com as entidades de classe que compõem a FEDERAÇÃO, da qual agora fazemos parte, foi decidido fazermos uma manifestação em frente ao Palácio Piratini, devido a grande probabilidade da ABAMF aceitar a atual proposta do governo, onde também exigimos em quanto fiéis representantes dos POLICIAIS do interior, o atendimento de nossa pauta, onde consta o preenchimento das 3000 vagas em aberto para 2° Sargentos, a Humanização do RDBM e, a implantação do atual índice proposto pelo Governo em uma única parcela em Outubro, mais 25% em Abril de 2012, e um calendário de recomposição salarial para 2013 e 2014, que atinja os R$ 3.200,00 prometido pelo governador em campanha, sem prejuízo da matriz salarial que já é lei.

A ABPBM estará disponibilizando transporte de Santa Rosa a Porto Alegre, com saída no dia 20 de Setembro com hora e local a serem definidos.

COLEGAS DE FARDA JUNTEN-SE A NÓS NESTA LUTA, PELA NOSSA CAUSA QUE É JUSTA E COLETIVA.


"ABPBM-SR - A FORÇA QUE VEM DO INTERIOR"

Convocação FERPM BM - RS .....:::

16 de setembro de 2011

Proposta Indecorosa....

15 de setembro de 2011

Extraído da coluna de Juremir Machado no Correio do Povo..:



13 de setembro de 2011

ANÔNIMO......

A RESPOSTA AO GOVERNO É NÃO.....

AUMENTO EM FOLHA E A GARANTIA NO PAPEL DO RESTANTE DO AUMENTO....OU É MELHOR FECHARMOS A ABAMF EM TODO O ESTADO E NUNCA MAIS RECLAMARMOS DOS NOSSOS MÍSEROS SALÁRIOS, POIS ESTAREMOS TROCANDO NOSSA DIGNIDADE E PRINCIPALMENTE ESSA UNIÃO QUE ATÉ ENTÃO NUNCA SE VIU NA BM POR R$ 300 REAIS.....

SE ACEITARMOS É SÓ O QUE TEREMOS E NADA MAIS....

NÃO VAMOS NOS ILUDIR COMO SEMPRE FIZEMOS....

RECONHECIMENTO JÁ....
ENQUETE...:                                                                     
Novo SÍMBOLO para a ABPBM-SR
* Queremos saber sua opinião para criarmos um novo "Símbolo" ou "Logo" para a ABPBM, em virtude das mudanças no Estatuto e na alteração do próprio nome da Associação.


Através de um "comentário" ou pelo email: abpbm.sr@gmail.com, deixe sua opinião à favor de um dos modelos abaixo:


12 de setembro de 2011

Convocação Assembléia Geral Extraordinária...